Powered By Blogger

ESPAÇO NATURAL AFRICANO

A África é o terceiro maior continente da Terra, com cerca de 30,2 milhões de quilômetros quadrados. Possui em torno de 900 milhões de habitantes e 53 países. O continente africano é famoso por suas belezas naturais, principalmente em relação à vida selvagem. Possui diversos vales férteis, além de grandes desertos, como o do Saara - maior deserto do mundo -. A África é conhecida também por ter uma grande diversidade, em relação a tudo, incluindo o contraste de riqueza e pobreza existente. Faz fronteira com a Ásia e a Europa, sendo separada da Europa pelo Mar Mediterrâneo e ligada a Ásia pelo nordeste, na área correspondente ao istmo de Suez. O norte do continente é banhado pelo Oceano Atlântico na costa ocidental, e pelo Oceano Índico, na oriental.

Relevo

O relevo africano é caracterizado pela constante presença de planaltos constituídos por rochas muito antigas, resultantes da ação erosiva nas antigas elevações. Os planaltos possuem uma área mais desgastada que é uma grande linha de fraturas(Rift Valley), e essa grande linha é ocupada por muito lagos como o Alberto, o Tanganica, Niassa e o Vitória.Em tempo de cheia esses lagos ajudam muito para a agricultura no país. O Rift Valley tem um vasto sistema de fossos tectônicos, por isso as varias montanhas e elevações.
Muitos dos picos da África tem (ou tiveram no passado) atividade vulcânica, como os montes Kilimanjaro, Quénia, Karisimbi, Nyiragongo, Meru e Elgon. O vulcão Ol Doinyo Lengai continua ativo, sendo o único vulcão de natrocarbonatite no mundo. Outra zona vulcânica extremamente ativa é o Triângulo de Affar, no Djibouti.
Um quarto do território africano é ocupado pelo deserto do Saara, este é o mais grande deserto do mundo. E a vasta depressão do Saara é espalhada de relevos. Certas partes do deserto, como o Tanezrouft e o deserto da Líbia, são extremamente áridas. Ao leste, o deserto é atravessado pelo Nilo. Os solos desérticos, pobres em componentes orgânicos, cobrem uma vasta extensão.



Mapa de relevo da África


Monte Kilimanjaro, Tanazânia


Monte Quénia


Monte Karisimbi


Monte Nyiragongo


Monte Meru


Triângulo de Affar, que originou Rift Valley


O vulcão Ol Doinyo Lengai


O vulcão Ol Doinyo Lengai


Deserto do Saara